Páginas

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

É hora de fazer na privada!

Hey mamães hoje o assunto é: DESFRALDE!

Aquela etapa da vida dos pequenos em que eles vão deixando de serem bebês, pois a fralda marca a fase de bebê e assim que ela vai embora, o pequeno começa a fase da "independência". Porque convenhamos, não ter mais que ficar toda hora trocando fralda, passando lencinho, talco, pomada e essas coisas, é como ser mais "livre".

Por aqui, o processo foi um pouco rápido (mais do que eu pensei) como tudo na vida do Nicolas, porque moro junto com a minha mãe e tenho um irmão de 4 anos, Igor, então tudo que ele demorou pra aprender pois não tinha certa estimulo, e Nick vendo ele fazer, aprendia com mais rapidez. Tudo bem que vai de cada criança, pois cada uma tem o seu ritmo.

Então, nenhum dos dois passaram pelo penico, eles simplesmente não quiseram, tentamos por achar que seria mais fácil, compramos penicos de varias formas, mas eles não se adaptaram, foram direto pra privada, algo que penso ser positivo. Com meu irmão o processo foi um pouco mais demorado, ele já desfraldou a noite também, mas as vezes ainda faz xixi na cama, então controlamos mais as bebidas depois do jantar, e tentamos levar ele pra fazer mais xixi antes de dormir, mas ele sempre dorme cedo então as vezes fica difícil e ele não aguenta no meio da noite. 

Com o Nicolas estou desfraldando no período diurno por enquanto, ele está com 2 anos e 7 meses então acho que está no período certo ainda. Eu já tinha comprado cuequinhas pra ele há um tempinho, mas ele ainda não sabia direito falar sobre o xixi e o cocô então esperei por mais um tempo, ele entrou de férias adiantadas por causa de uma alergia (vou fazer um post sobre isso, esse mês ainda), então está em casa desde metade de novembro, a cerca de 2 meses. No começo fui estimulando, ele não entendia direito, mas quando estava com a fralda pedia para tirar e fazer na privada, entendi que ele estava querendo "se livrar" daquilo já, e quando fazia cocô me avisava. Mas eu ainda estava um pouco insegura. Nas festas de fim de ano, em dezembro fomos para a praia, lá assim como aqui estava muito quente, então passei a deixa-lo mais de cueca. Aí vocês já sabem, era um tal de xixi no chão aqui e ali, as vezes ele avisava, quando lembrava né, porque distraído com as brincadeiras, ou na piscina, esquecia de avisar. Mas todos lá ficavam falando pra ele pedir pra ir ao banheiro, estimulando e ensinando ele. A fralda era usada apenas para as sonecas da tarde por prevenção, mas hoje eu já não uso mais pois ele já se controla. O ano virou e ele já tinha aprendido tudinho, um dia ou outro era xixi no chão, mas com menos frequência. E cada xixi ou cocô na privada era só alegria, ele fazia questão de falar pra todo mundo "eu conxeguiiiii" com a maior alegria. Confesso que me dava mais segurança ver a alegria dele. 

Hoje é cueca o dia todo, fralda só a noite (o bolso agradece) e vai voltar pra escolinha mocinho rá-rá. Quando está distraído lembra do xixi quando já está pingando, e já teve vez de chegar no banheiro e não dar tempo, acabar saindo no chão mesmo, mas é compreensível, não brigamos, ensinamos que ele tem que ir mais a tempo, não esperar começar a sair pra ele gritar "XIIIXIII" pela casa. E não é que ele entende? 

Ahhh e pra sair, eu estava usando a fralda, esse final de semana tentei experimentar deixa-lo de cueca, fomos almoçar na casa de uns amigos, então achei que não haveria problemas. Mas teve uma hora que ele quis ir ao banheiro, mas estava ocupado, ele veio até a mim pra avisar (assim como eu havia dito pra ele fazer, e ele entendeu direitinho) mas acabou que novamente: xixi no chão. Tudo bem né gente, ele foi ao banheiro... e me disse "mas mamãe, a porta tava fechada". Enfim, ele tomou um banhinho e tudo certo.
E mais uma conquista, aprendeu com o papai a fazer xixi de pé, levou umas broncas no começo pois queria ficar brincando com o "pipi" enquanto fazia e acabava molhando tudo, mas logo entendeu e hoje faz direitinho, e sozinho, não gosta que a gente fique indo no banheiro pra ir lá ficar verificando se está tudo certo, porque eu ficava lá o tempo todo assim:


Com isso mamães, eu digo: não fiquem inseguras, deixem seus filhos começaram a criar "asas", temos que acreditar que eles são capazes, que vão conseguir sozinhos. Isso faz eles deixarem de ser mimados, nunca gostei de crianças que pra fazer qualquer coisa pede pra mãe e tal. 
É difícil, eu confesso, sofri internamente com isso, pois queremos estar sempre cuidando, ajudando e querendo o bem deles. Mas sabe que deixar eles farem por si mesmos, é no final até melhor do que fazer por eles? É, aprendi isso na marra. Fica a dica pra vocês! Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário